sexta-feira, 3 de abril de 2009

CRISE MORAL

por Aramis Brito

O mundo está vivendo uma crise financeira assustadora, bancos estão quebrando, empresas estão demitindo em massa, grandes corporações que sempre tiveram seus nomes ligados a mais alta credibilidade foram a bancarrota da noite para o dia, firmas até então sólidas estão dando férias coletivas aos seus funcionários, tudo parece está ruindo numa velocidade impressionante. Quando olho para essa situação percebo que bem no fundo de tudo isso existe uma crise Moral, crise que foi construída pela ganância de homens sem limites e sem nenhuma ética que fizeram do dinheiro o seu deus pessoal, crise que foi formada dentro da idéia do ganho fácil e rápido, crise que foi gerada numa esfera de poder supostamente eterno que ignorava os pobres, os necessitados, os famintos, os desesperados, os desprotegidos.

Essa quebradeira pelo qual o mundo passa nesse momento é um fortíssimo sinal do egoísmo latente no coração humano, muitos dizem: o dinheiro sumiu, eu discordo, para mim o dinheiro nunca existiu nessa proporção que era anunciado, eram apenas papéis que supostamente valeriam como dinheiro, eram ações( dinheiro virtual) que diariamente subiam nos pregões da bolsa de valores. Bastou uma crise no setor imobiliário nos Estados Unidos( dinheiro real) para tudo ruir. O mundo está sem caixa(dinheiro), a recessão já é uma realidade, os produtos estão encalhados nas prateleiras, nos pátios das grandes montadoras de veículos, as financeiras perderam o seu poder de conceder crédito a perder de vista, elas não tem mais lastro(caixa).

Isso tudo nos faz entender que o universo econômico viveu esses anos de “prosperidade” firmado numa estrutura imoral, perversa, corporativista, hedonista. A situação que estamos vivendo mostra uma estrutura de mercado totalmente afastada de Deus, mostra mais uma vez a falência do homem, expõe a farsa da economia de mercado, quebra o encanto da prosperidade pelo menor esforço e prejudica ainda mais os que vivem a margem dessa estrutura de mercado. Diz a Bíblia que Deus costuma expor o pecado escondido para que todos possam ver a sua vergonha.

O pecado está aí para todo mundo ver, desemprego em massa, falência generalizada, dívidas impagáveis, governo emprestando dinheiro para evitar o desastre total, aliás os governos sempre dizem que nunca tem dinheiro para investir no social, nas aposentadorias, no esporte, mais para socorrer bancos o dinheiro aparece, e aparece numa proporção que causa espanto, Deus está expondo também o pecado oculto dos governos que sempre foram coniventes com essa farra do dinheiro fácil.

Creio que seja um tempo de arrependimento, de mudança de valores, de revisão da caminhada, de voltar-se para Deus com o coração humilhado, creio que seja o tempo de ouvir o Senhor dizer: “ Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” ( Jeremias 29:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário