sexta-feira, 3 de abril de 2009

JEREMIAS: UM HOMEM DO NOSSO TEMPO

por Aramis Brito


Jeremias foi criado por Deus para ser um servo obediente, foi criado para ser um profeta, foi criado para ser um pastor, foi criado para viver o seu tempo sendo boca de Deus no meio de uma geração corrompida( Jr 1:16), foi criado para enfrentar uma estrutura social perversa, desconectada de Deus, insubmissa as palavras do Senhor( Jr1:17-19). Jeremias nasceu num período muito sombrio da história de Jerusalém, ele nasceu na última década do reinado de Manassés que ficou no poder por 55 anos.

Manassés foi um homem totalmente mau á frente de um governo completamente corrupto, ele incentivou a prática de cultos pagãos, instituiu prostitutas em santuários espalhados por todo o país, importou mágicos e feiticeiros dos povos vizinhos que escravizaram o povo com todo tipo de superstições, manipulando-os com suas magias e encantos, sua capacidade para inventar novas formas de mal parecia nunca se esgotar, seu apetite pelo erro parecia insaciável, certa vez, ele colocou seu próprio filho no altar durante um ritual de magia negra e o queimou como sacrifício( 2Rs 21), os assassinatos eram freqüentes, a luxúria e a corrupção reinavam na cidade, no Livro de 2Reis capítulo 21 verso nove é dito que Manassés fez o povo errar de tal modo, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.

Esta era a cidade onde Jeremias aprendeu a andar, falar e brincar, não há como imaginar um lugar pior e mais impróprio para uma criança crescer, era uma sociedade completamente pervertida, como diz o Salmo 12:8 “ Por todos os lugares andam os perversos, quando entre os filhos dos homens a vileza é exaltada”. Os 55 anos de caos moral quase levaram a fé no verdadeiro Deus ao esquecimento. Manassés morre, seu filho Amom o sucede no trono, o povo aguardou para ver se aquele estado de coisas mudaria, porém nada mudou, o mal continuou, mas, a sociedade já não agüentava mais tanta maldade, com isso Amom é assassinado.

O que um grupo de pessoas da cidade faz? Coloca no trono o filho de Amom, Josias, com apenas oito anos de idade, um grupo de pessoas o cerca com todo cuidado, pessoas fiéis, leais, comprometidas com a transformação da cidade, pessoas que temem a Deus. Josias cresce e, com aproximadamente 26 anos ele inicia uma reforma em toda estrutura da cidade, Josias escolhe para dar inicio a reforma o lugar de culto, as vidas das pessoas são reflexos do culto que praticam, o tipo de culto define o tipo de vida, se o culto prestado for corrupto, a vida será corrupta, durante 55 anos, a luxúria, a corrupção e a violência nas dependências da Casa do Senhor tinham ultrapassado os limites daquele local e corrompido as vilas, ruas e lares da nação.

Josias começa a mudança por uma completa faxina no templo, ele começa pelo local que formava o pensamento da nação, pelo lugar onde as pessoas aprendiam a maneira de viver. Nessa faxina feita no templo, Hilquias, o sumo- sacerdote encontra o livro de Deuteronômio, ele leva o livro até o rei Josias e o lê para ele. Aos ouvidos de Josias, aquela leitura foi como um raio que o atingiu diretamente, ele teve uma reação imediata e determinante, ele colocou em ação tudo o que havia recebido através da leitura, ele acaba definitivamente com aquele “circo-maligno-religioso” e reintroduz o Livro de DEUTERONÔMIO como a parte principal do culto.

A superstição e a idolatria haviam formado uma crosta espessa na consciência do povo, tornando-o insensível e pouco receptivo a Palavra de Deus sobre mudança de vida, misericórdia e salvação. Jeremias aparece nesse período como pregador-profeta anunciando a Palavra: “ Lavrai para vós outro campo novo e não semeeis entre espinhos ( Jr4:3)”. “ Poluístes a terra com as suas devassidões e com a sua malícia”( Jr3:2). A pregação de Jeremias foi incansável na divulgação da verdade de Deus para o povo, ele dizia simples e firmemente: Deus está entre nós, vivamos em obediência a ele.

O reinado de Manassés viciou o povo no erro, viciou o povo na maldade, viciou o povo na perversidade, viciou o povo na idolatria, viciou o povo na libertinagem, viciou o povo na corrupção, foram 55 anos sendo alimentados pela irresponsabilidade e malignidade do rei. A sociedade enlouqueceu na loucura do rei, parecia que tudo estava perdido definitivamente, parecia que Jerusalém estava sentenciada a viver na escravidão do pecado, Deus então vai movendo as circunstancias, vai levantando aos poucos os seus servos, vai mudando o coração do rei menino, vai moldando o coração de um jovem para que ele se transforme num pastor-profeta que será revestido de bronze tamanha é a luta que ele vai enfrentar durante todo o seu ministério, vai colocando para o povo ouvir a palavra, a sua Palavra.

Jeremias teve o privilégio de nascer e crescer no meio de um país numa profunda ebulição social, ali no meio daquele caos ele surge como uma pessoa que vive numa profunda obediência a Deus, abrindo mão de vantagens pessoais, do favorecimento escusos do poder, do sucesso pessoal, ele trabalha como um agente do Reino, como um fiel porta- voz do Senhor, dizendo coisas que não agradaria aqueles que dominavam a cidade. Jeremias viveu o seu tempo exortando o povo a voltar para o Senhor, ele não buscou glória para si, preferiu ser um instrumento nas mãos de Deus do que usufruir dos prazeres transitórios do pecado.

Jeremias viveu no meio de um povo hiper- difícil, complicado, duro de coração, desinteressado da Palavra de Deus, ele viveu no meio de um povo que gostava de uma boa vida, que gostava de um dinheiro fácil, que gostava de viver de aparência, viveu no meio de um povo que tinha uma irresistível atração pela canalhice, viveu no meio de um povo que desconsiderava a profecia vinda da parte de Deus. Ele viveu exercendo o seu chamado por quarenta anos, quarenta anos no meio desse povo, quarenta anos anunciando qual era a vontade de Deus para o povo e sendo ignorado, quarenta anos sendo visto como um desmancha- prazeres.

É esse homem que nós vamos estudar a sua vida, é esse homem tão ignorado e desprezado no seu tempo que nós vamos nos aprofundar buscando encontrar sentido para a nossa própria vida. Infelizmente poucas pessoas estudam sobre Jeremias, felizmente nós fazemos parte dessas poucas pessoas que tem a oportunidade de crescer e amadurecer bebendo nessa fonte.

Um comentário:

  1. Puxa, grande parte do texto é do Teólogo Eugene Peterson. Penso que deveria haver uma nota de crédito neste sentido.

    ResponderExcluir