sexta-feira, 3 de abril de 2009

PORQUE VOCÊ ESCREVE SOBRE POLÍTICA?

por Aramis Brito


Essa pergunta foi feita a mim por um pastor que queria saber qual era o motivo dos meus artigos focarem muito a política. Respondi a ele que primeiramente um cristão deve estar envolvido com a sua sociedade participando ativamente dela buscando sempre fundamentar princípios éticos- cristãos em todas as áreas sociais inclusive na área política que é onde as decisões são tomadas para o bem ou para o mal. Disse a ele que a democracia dá-nos o direito de expressarmos nossas opiniões livremente e que o pastor tem um compromisso com a sua cidade e não somente com a sua igreja, disse que falando sobre política tendo sempre nos meus textos uma base bíblica eu estava anunciando verdades de Deus para as áreas vitais da sociedade.


Lembro-me que disse a ele que se o princípio de se fazer política não passar sempre pelo crivo da ética a política será perversa, oportunista, nociva e maligna, porque não será uma política para o serviço ao próximo e sim para benefícios estritamente pessoal. Lembro-me que disse ao pastor que a política tem que ser sinônimo de serviço a Deus e ao próximo e não um modo de enriquecer ilicitamente, que é o que infelizmente a maioria faz. Ele me perguntou se eu não tinha medo de escrever sobre um assunto tão perigoso como esse, respondi que não tinha medo nenhum, porque é dever de todo cidadão cobrar dos homens públicos seriedade e transparência na administração do dinheiro que vem do povo, disse a ele que ninguém pode viver sem ser fiscalizado, sem ser confrontado, sem ser avaliado, a crítica é algo construtivo quando se faz sem interesses pessoais, quando se faz pensando no bem da coletividade, falei que escrevia e escrevo como um idealista que sonha com uma cidade muito melhor do que essa que estamos nela.

Disse a ele que não tinha vínculo político com ninguém, que não sou financiado por ninguém, que ninguém me paga para escrever o que escrevo, disse que vivo do meu salário de pastor e que escrevo como um pastor- cidadão indignado com o que alguns homens públicos fazem nas suas administrações. Tudo aquilo que causa opressão ao próximo tem que ser denunciado, disse ao pastor, não tem cabimento arrecadarmos milhões todo mês e vivermos na miséria, falta amor e compromisso por essa terra, o silêncio da classe média me deixa muito triste, a omissão das pessoas de bem me deixa perplexo, enquanto cada um ficar cuidando só daquilo que é seu, a cidade continuará recebendo de braços abertos aventureiros que não tem o menor vínculo com o município e que usa e abusa dele.

Pastor, os nossos jovens estão morrendo assassinados e nas drogas, as nossas crianças estão sendo vendidas para a prostituição, as nossas escolas estão virando redutos de traficantes, não existe um projeto de ressocialização para a nossa juventude, o índice de jovens que fica o dia inteiro ocioso é alarmante, a corrupção impera por aqui, o empreguismo eleitoreiro sustenta muita gente em casa criando com isso uma dependência perversa. A coisa está tão feia que não existe renovação política, os candidatos são os mesmos da eleição passada, isso mostra a falência política em que vivemos, as comunidades estão entregues a própria sorte, não recebem nenhuma proteção e incentivo, vivem expostas a violência, a roubo, a assassinatos, a perversão sexual, e ninguém faz nada.

È por isso pastor, que eu escrevo sobre política, escrevo porque creio na ação de Deus, escrevo porque fico indignado com o que estão fazendo nessa terra, escrevo porque sei que um dia esse quadro vai mudar, escrevo porque tenho fé que quem tem a última palavra sobre a nossa cidade é Deus. Que Ele nos abençoe para vivermos dias melhores!!!

6 comentários:

  1. Não sei se esse pastor te conhece como eu conheço, mas eu também já me fiz essa pergunta. Fiz a pergunta a mim mesma,não a você porque eu sei bem qual seria sua resposta...
    Fiz a pergunta porque um lado humano, prático e pouco espiritual questiona como um homem com o dom da palavra escrita e falada como você tem, empresta de si mesmo a defender uma cidade que parece satisfeita em ficar com as sobras dos milhões a que tem direito e ainda agradece por algum político fazer nada além do que é sua obrigação fazer ( e fazer mal feito!!!). Vejo você escrever por missão, quando poderia receber muito dinheiro com isso, desde que falasse o que alguns querem ouvir... Vejo você ser acusado de receber propina e de representar o diabo por pessoas que desconhecem a graça de Deus e O seu chamado... Mas um lado que foi alcançado pela soberana graça de Deus dá sinais de vida e logo depois da minha indignação vem a convicção de que você faz o que o Senhor lhe ordena fazer... por isso faz... Lembro de Jeremias pregando no deserto, lembro de Ester emprestando sua vida a defender aquilo que o Senhor defenderia, contra reis e poderosos, lembro de Neemias desejoso por ser instrumento de Deus na reconstrução do que estava caído... E penso em você e na sua missão. E vejo que você está no lugar certo, fazendo o que é certo.
    E me sinto grata por aprender de Deus com você...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua sobriedade, Pr. Aramis.
    Que você continue sendo esta voz profética que incomode os que circulam pelos corredores do poder.

    A propósito, já estou seguindo o seu blog.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos!

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com vc, a algum tempo atras achava que a politica nao tinha nada haver conosco homens de Deus que era um lugar para vivermos bem longe, o mais distante que podermos.Tenho a certeza absoluta que por mais dificil que as coisas estao se calarmos sera muito pior e que vc pastor Aramis e um exemplo de vida para nos pessoas de bem e com sede de justica pois se cada um comecar a sair da sua zona de conforto com certeza iremos contribuir e muito para uma mudanca genuina do nosso Pais.

    ResponderExcluir
  4. Itaguaí, 04 de Dezembro de 2009

    Quando li na semana retrasada seu artigo, fiquei inquiéto como sempre, mas desta vez, foi diferente pois esta inquietude me causou um mau estar, fiquei desconfortável, não tive a animosidade necessária para imediatamente reagir. Fiquei regorgitando por muito tempo tudo que li, reli e busquei opniões das pessoas e percebi que muito ainda tem que ser esclarecido, a sociedade está em estado de letargia, acostumada a um processo viciado e maldoso.
    Mas a minha esperança é que tem muita gente que gostaria de estar clamando por justiça social e que só está no anonimato por falta de oportunidade. Daí me veio a idéia de dar oportunidade a todos estes cidadãos de bem e honestos a se mostrarem, principalmente para que todos saibem que não estão sozinho.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Aramis. Estive na reunião realizada no "Pousada da Cidade" e gostei muito. Justamente por isso, desejo apoiá-lo e compartilhar com suas ideias somando-as às nossas para que haja um progresso em nosso município e em nosso país. Criei um blog intitulado Espaço do Eleitor e gostaria que você divulgasse para os seus amigos, parentes e conhecidos para que os mesmos opinem e nos ajudem a melhorar o nosso município em todos os aspectos e divulguem o seu projeto de governo para as próximas eleições. O endereço do blog é:

    espcodoeleitor.blogspot.com.br

    Muito obrigado e sucesso!

    ResponderExcluir