sexta-feira, 3 de abril de 2009

O VENDEDOR DE ILUSÃO

por Aramis Brito


O vendedor de ilusão tem como característica andar de cidade em cidade mostrando o seu produto na expectativa de atrair a atenção das pessoas. Ele não pode ficar muito tempo num lugar só porque vai ser revelado que o seu produto é enganação e engodo. O seu sucesso está intimamente ligado a novidade que ele representa quando chega em algum lugar. E como ele chega? Chega dizendo que o seu produto vai resolver qualquer problema, chega dizendo que o tempo da tristeza, da desgraça, da pobreza, acabou, ele toma para si a responsabilidade de que vai mudar tudo, ele berra que é a solução para aquela cidade, é um artista, é um dissimulado, é um negociante sem escrúpulos, que passa a impressão de que é uma pessoa que está ali só para fazer o bem.


O vendedor de ilusão não tem vínculo com nada e nem com ninguém, ele é individualista, ganancioso, sagaz, que se aproveita da falta de informação do povo para iludi-lo. O que ele faz é superficial, o que ele vende não tem fundamento, o que interessa a ele é passar uma imagem de uma pessoa boa, preocupada com os moradores da cidade, para o vendedor de ilusão a imagem é tudo, a fachada é o que interessa, por isso ele fica tão pouco tempo nos lugares,e nesses lugares em que ele ficou, não pode voltar de jeito nenhum porque depois da sua partida toda construção ilusória que ele plantou foi revelada, foi descoberta e todos ficam sabendo que foi tudo uma grande mentira.

A novidade que ele representa quando chega em algum lugar atrai um número considerável de puxa-sacos, que também querem tirar alguma vantagem em cima do vendedor de ilusão, ele gosta desse tipo de pessoas, porque são esses que ajudam a divulgar os seus produtos, são esses que em troca de um “milho” fazem a propaganda enganosa parecer verdadeira, são esses que seduzem mais de perto a população carente e desinformada a comprar a idéia que o vendedor de ilusão vende. O vendedor de ilusão usa muito a mídia para divulgar os seus produtos, ele paga caro para se manter em evidência, para ele a aparência é tudo, ele não gosta quando algumas pessoas começam a mostrar quem ele realmente é, ele fica irado, fica perturbado, fica sem dormir, toma uns goles a mais para acalmar a sua raiva.

Ele não gosta da realidade, não suporta enfrentar situações concretas, não admite ser argüido, ele prefere pagar caro aos seus subalternos para que todos fiquem submissos a ele, não aceita opinião, se enxerga como o dono do mundo, quando as coisas começam a apertar para ele, se faz de vítima, se faz de coitado, se faz de perseguido, ele é tão soberbo que despreza a inteligência alheia, acha que cada homem tem um preço, não crê nos valores éticos, não crê na vida comunitária, não crê no diálogo, não crê na verdade, ele só gosta de mostrar um lado da moeda, quando outras pessoas detectam que ele é uma fraude ele se desespera e começa a planejar a sua retirada, começa a elaborar o seu plano B, começa a olhar para um outro lugar para ali se instalar e continuar vendendo ilusões.

Por aqui, os jovens são assassinados, as jovens se prostituem, os assaltos se multiplicam, a corrupção se alastra, as obras de fachadas iludem o povo, os puxa-sacos ficam ricos, os idosos morrem no hospital sem atendimento adequado, o analfabetismo aumenta a cada ano e os moradores da terra convivem com o drama do desemprego. Essa terra clama por uma profunda mudança, chega de vendedores de ilusão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário