sexta-feira, 3 de abril de 2009

PAULO E A SUA DISPOSIÇÃO DE CONTINUAR APESAR DAS PERDAS E DOS ABANDONOS

por Aramis Brito


Paulo tinha uma visão ampla do Reino de Deus, a sua consciência cristã trabalhava e vivia o presente olhando também esse presente como plantação para o futuro. Paulo não buscava os benefícios para si, ele tinha a plena certeza que estava fundamentando algo que seria de proveito para inúmeras pessoas. Essa carta para Timóteo, é uma carta de um homem experiente que sabia exatamente o seu papel na história, é a carta de um homem que sabia que precisava deixar discípulos porque as lutas seriam cada vez maiores, veja o que ele diz para Timóteo: “ Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo, em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (2Tm4:2-5).


Paulo estava preso em Roma por causa da perseguição movida por Nero, estava vivendo o drama de ver pessoas abandonar a fé por causa das dificuldades( ..... “ antes todos me abandonaram....” / 2Tm4:16), estava vivendo o drama de ver Demas deixá-lo. Demas achou uma furada continuar junto de Paulo, na cabeça de Demas aquilo que Paulo tão intensamente acreditava não daria em nada. Para Demas Paulo havia enlouquecido. Demas infelizmente era carnal, o seu coração estava apegado ao mundo( Tm4:10). Alexandre, o latoeiro, era um homem que tinha um espírito contrário ao de Paulo, era um perseguidor, causou muitos males a ele, não aceitava a palavra de Deus, Paulo não busca vingançapessoal pelo contrário entrega ele nas mãos de Deus(2Tm4:14-15).

É evidente que Paulo está triste, está chateado, mas o verso dezessete mostra como esse homem de Deus encarava as dificuldades: “ Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem, e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna,e me levará salvo para o seu reino celestial. A Ele, glória, pelos séculos dos séculos. Amém." Paulo tinha um senso de missão impressionante, nada o tirava da sua condição de servo, ele mesmo fez essa pergunta em Romanos oito: “ Quem nos separará do amor de Cristo?” (Rm8:35). Paulo foi crescendo na sua vida de servo, foi aprendendo a viver contente em toda e qualquer situação ( Filipenses 4:11-13).

O foco na vida de Paulo era sempre fazer a vontade do seu Senhor, para viver dessa forma ele abriu mão de muitas coisas, deixou para traz fama, reputação segundo o mundo, poder, influência, abriu mão de certas facilidades que ele sempre teve como Hebreu, membro do sinédrio e como cidadão romano. Paulo não parou porque os outros pararam, não abandonou a fé porque os outros abandonaram, não amou o presente século porque os outros amaram, continuou firme, semelhante a Moisés ( Hb11:27), Paulo permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. A perseverança de Paulo é um exemplo para todos, é um legado a ser seguido, veja uma de suas últimas palavras: “ Combati o bom combate completei a carreira, guardei a fé”(2Tm4:7). Que essa seja sempre a nossa busca!!!

3 comentários:

  1. beniltonmaia@hotmail.com22 de agosto de 2009 às 15:05

    Enquanto pessoas que buscam seguir o chamado do Mestre e aceitar fazer a vontade do Pai; constantemente precisamos ver neste aspecto do caráter cristão de Paulo, um exemplo e motivação a ser corajosa e esforçosamente seguidos.
    A despeito dos altos e baixos, dos ganhos e perdas, alegrias e tristezas, surpresas e decepções.
    Desistir ? Maldizer ? Reclamar ? Deprimir-se ?
    - É o que vem a nossa mente involuntariamente quando passamos por desconfortos e afrontas.
    Paulo.... exemplo de entrega total, de uma confança a toda prova e de uma consciencia inabalável.
    Parabéns, pr. Aramis por nos conduzir mais uma vez a refletir sobre o tema.
    ...

    ResponderExcluir
  2. Escreva mais, pastor.
    Seja uma voz profética incansavel.
    E nunca se cale.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pr.

    http://aexcelenciadasescrituras.blogspot.com/

    Passa por lá!

    ResponderExcluir